segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Atividades culturais gratuitas




Trata-se de uma ação de democratização do acesso à cultura e ao esporte


Que tal visitar o MASP, encher os olhos em uma mostra no Conjunto Nacional ou assistir a espetáculos da Cia Le Plat du Jour, do Circo Zanni e a filmes como O Palhaço, dirigido por Selton Mello? E ainda ver os shows de Tulipa Ruiz, Yamandu Costa e da big band internacional Fort Worth Jazz Orchestra? Ou quem sabe ter a oportunidade de conhecer a Caravana da Música do Instituto Sol da Liberdade, com participação da cantora Daniela Mercury? Tudo de graça!

Em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro, e com a proposta de levar arte, cultura e esporte ao maior número possível de pessoas, durante duas semanas, de 5 a 18 de novembro, a população de São Paulo vai ganhar uma programação gratuita, com espetáculos teatrais e circenses, sessões de cinema, artes visuais, contação de histórias, música e esporte.

O projeto é uma iniciativa da Ticket, que realiza a ação desde 2007 visando contribuir com a democratização do acesso à cultura e ao esporte. A estimativa este ano é atingir mais de 190 mil pessoas.

Para garantir sua abrangência, as atrações acontecem em 30 pontos de São Paulo (em locais de grande circulação, no centro e na periferia), distribuídos em 13 sub-regiões da cidade. As atividades estarão espalhadas por 5 locais centrais – MASP, Memorial da América Latina, Conjunto Nacional, Auditório Ibirapuera e Praça Victor Civita – e 26 CEUS.

Serão 180 exibições de 8 filmes nacionais (CEUs), 14 sessões do novo espetáculo do Circo Zanni, 54 apresentações de 4 peças infantis da premiada Cia Le Plat Du Jour, 3 shows, 5 exposições e 12 clinicas esportivas.

A programação está espalhada pelo centro e na periferia, onde existe uma atenção maior para as regiões mais carentes. “A cada edição o número de pessoas aumenta. A expectativa é que esse panorama continue crescendo. A Semana Ticket Cultura & Esporte já faz parte do calendário cultural de São Paulo e é um evento todo pensado para a população”, completa Cândido.

Destaques da programação
Na Praça Victor Civita, em Pinheiros, a abertura oficial do evento será na véspera, 4 de novembro, às 16 horas, com Tulipa Ruiz, que apresenta o show Tudo Tanto, álbum eleito o Melhor Disco de 2012 pelo Prêmio Multishow.

No mesmo local, acontece o show de Yamandu Costa no dia 15 de novembro, às 11 horas. Encerrando a programação, a big band de Fort Worth Jazz Orchestra toca dia 17 de novembro, às 21 horas, no Auditório Ibirapuera.

Para as crianças, são 54 apresentações da premiada Cia Le Plat du Jour com os 4 espetáculos Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, Os Três Porquinhos e Alice no País das Maravilhas (são 4 apresentações na Praça Victor Civita e 50 nos CEUs).

O Circo Zanni mostra seu novo espetáculo de 8 a 18 de novembro, no Memorial da América Latina.

No MASP, o público poderá conferir 4 exposições simultâneas: Luzes do Norte - Desenhos e Gravuras do Renascimento Alemão, O Espectro Diverso - 600 Anos de Cerâmica Coreana, Deuses e Madonas - A Arte do Sagrado e Romantismo: A Arte do Entusiasmo. Todas com entrada gratuita de 5 a 18 de novembro.

O Conjunto Nacional, na avenida Paulista, recebe a exposição No Ato, que passa por duas etapas. De 5 a 11 de novembro, sete artistas, Paulo Ito, Nove, Jey, Marina Zumi, Magoo, GuidTati e Dionr, vão criar obras em tempo real às vistas do público. E de 11 a 18 de novembro, todas as obras construídas ficarão expostas para visitação. Com curadoria de Alexandre Vianna e Vivian Schaeffer, cada um dos sete painéis criados será dedicado a um artista, que fará a sua intervenção. O tema de cada trabalho será livre. A ideia é mostrar ao público as diferentes técnicas da arte urbana e a originalidade de cada artista.

Para os amantes do cinema serão 180 sessões de filmes nacionais, sendo 6 longas infanto-juvenis e 2 longas para adultos, nas unidades dos CEUs. Destaque para O Palhaço, longa nacional, dirigido e estrelado por Selton Mello, indicado a concorrer a uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar 2013. Também estão na programação Amor?, filme de João Jardim, com Lilia Cabral e Eduardo Moskovis, e Cocoricó, que conta as aventuras de Júlio e outros bichos. Ver a programação completa no site.

Também nos CEUs, a Caravana da Música do Instituto Sol da Liberdade, com a presença da cantora Daniela Mercury, promove atividades artísticas para jovens e crianças. São oficinas e música e dança. No Esporte Clube Pinheiros acontecem 12 clínicas de esporte voltadas para capacitação de professores e alunos de CEUs, nas modalidades: ginástica artística, basquete, natação, atletismo, handebol, voleibol, polo aquático e esgrima.

Instituto Educare monta biblioteca ecológica
Durante a 6ª Semana Ticket Cultura & Esporte será promovido um concurso cultural com objetivo de montar uma biblioteca ecológica. Desenvolvida pelo Instituto Educare, a Ecoteca é um espaço cultural que trabalha a educação, meio ambiente e cultura aliados aos preceitos de responsabilidade social, preservação de recursos naturais e redução de impactos ambientais. Consiste numa estrutura de metal com paredes de material reciclado, que conta com um acervo de 500 livros, livros-brinquedo e fantoches. Os participantes do concurso mandam uma frase sobre para qual Estado do Brasil doariam uma Ecoteca. Os dois ganhadores das melhores frases vão escolher para qual Estado do País será doada a biblioteca.

A programação completa com todas as atividades que acontecem nas unidades dos CÉUS e dos filmes em cartaz está disponível no site www.semanaticketcultura.com.br

    Fonte:Arteplural Comunicação






    Seguir o cupim em seus blogs é o modo mais inteligente de se divertir na Net, nele você aprenderá a se conectar pelas redes sócias, usar os sites para conseguir resolver seus problemas, aprenderá a ganhar dinheiro na internet, terá noções de segurança digital, além de ter muita diversão e informação. Siga os blogs do cupinzeiro, informação, cultura, atualidades e sustentabilidade a um clique de sua experiência. Experimente!    

    http://cupinzeirodeideias.blogspot.com.br/2012/09/um-espaco-para-o-pensamento-inteligente.html

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário